terça-feira, 29 de dezembro de 2009

NCPAM: BALANÇO DE NOSSOS PROJETOS - O QUE E COMO FEITO FEITO?


Khemerson Macedo*

O Núcleo de Cultura Política do Amazonas (NCPAM), enquanto Grupo de Trabalho originado nas Ciências Sociais e vinculado à Universidade Federal do Amazonas, tem como objetivo central o desenvolvimento de ações visando o estabelecimento de parcerias entre entidades e organizações comunitárias, com o intuito de desenvolver atividades que atendam às expectativas da coletividade, ao mesmo tempo em que fortaleçam a interlocução junto à instituições parceiras. Neste sentido, o trabalho do NCPAM pauta-se na construção de um modelo de gestão que contemple estas expectativas, identificando competências e habilidades junto aos pesquisadores do núcleo. Dessa forma, as ações definidas passam por constantes avaliações por parte de sua coordenadoria de pesquisa, visto que os projetos pautados devem recorrer sempre aos princípios aqui mencionados.

Neste sentido, este Relatório de Gestão 2009/02, que tem um caráter de Balanço dos nossos Projetos, apresenta-se como instrumento básico de avaliação por parte de sua coordenação de pesquisa, refletindo sobre as ações realizadas neste semestre, desde a concepção, passando pela organização, definição das estratégias de ação e os encaminhamentos para o próximo semestre. Assim, o NCPAM presta conta de suas ações junto aos internautas conectados a esta mídia interativa, dotando-os de ferramentas sólidas para a avaliação de nosso projetos.

Em relação às ações desenvolvidas neste semestre, nossa idéia era propor reflexão a respeito dos modelos de desenvolvimento regional pautados na questão da sustentabilidade, desdobrando o tema em duas (02) atividades, com objetivos distintos e temáticas complementares. Assim, elaboramos primeiramente a proposta S.O.S Lago do Aleixo: vida, trabalho e lazer, baseado em nossa experiência junto à comunidade da Colônia Antonio Aleixo, que desde 2008 mobiliza entidades, organizações e institutos de pesquisa para a questão ambiental naquela comunidade, principalmente no que concerne ao polêmico projeto de construção do Porto das Lajes, avaliado negativamente pelos comunitários por se tratar de uma ação predadora e irresponsável, por parte do Poder Público e Privado. O projeto teve o objetivo de sensibilizar a sociedade em geral para a causa, a partir de exposições itinerantes realizadas nos mais diferentes espaços institucionais e sociais.

Quanto à outra proposta, optamos por discutir a sustentabilidade a partir do estudo da matéria no conteúdo programático dos partidos políticos locais. O projeto foi referenciado nos estudos do sociólogo Michael Löwy sobre ecosocialismo, além da participação das principais lideranças políticas envolvidas na ação. Contudo, a fim de que as discussões fossem amplamente divulgadas para a sociedade em geral, o projeto foi desenvolvido em parceria com a TV UFAM, com o intuito de que um número expressivo de pessoas tivesse a oportunidade de presenciá-las. Além do mais, nossos facilitadores puderam, dessa feita, desenvolver competências e habilidades voltadas para a produção de um programa universitário. A seguir, para melhor entendimento das ações, descrevemos o desenvolvimento e gerenciamento dos mesmos a partir da metodologia de trabalho adotada por esta coordenação.

Organização, Planejamento e Execução

Os projetos S.O.S Lago do Aleixo: vida, trabalho e lazer e Questão ambiental e os partidos políticos no Amazonas são produtos da articulação do NCPAM junto às organizações comunitárias da Colônia Antonio Aleixo e da TV UFAM. Assim, diferente do que ocorriam nos semestres anteriores, os projetos não se caracterizavam por serem ações desenvolvidas a partir de oficinas pedagógicas junto aos comunitários, mas por desenvolverem articulação junto à base para participação nas ações. Os trabalhos dos facilitadores ficaram condicionados, dessa forma, à organização dos espaços para as exposições itinerantes, e o outro projeto, para a definição de pauta para produção dos programas de TV.

Assim, ressalta-se que as ações em curso exigiam um dinamismo diferenciado quanto à execução de seu cronograma de trabalho, pois independiam das datas estipuladas no edital do PACE 2009/02 da Pró-Reitoria de Extensão. No caso do projeto S.O.S Lago do Aleixo: vida, trabalho e lazer, as ações baseavam-se nas demandas comunitárias da Colônia Antonio Aleixo e nos trabalhos coordenados pelo Movimento Socioambiental S.O.S Encontro das Águas, responsável pelo enfrentamento ao projeto Porto das Lajes.

Quanto à ação Questão ambiental e os partidos políticos no Amazonas, previa-se a produção de programas de TV que facilitasse o acesso às informações veiculadas. Dessa feita, estabeleceu-se parceria com o GT Política e Meio Ambiente, formado por lideranças políticas e sociais que tinham como meta conceber o programa, orientando as discussões em torno do estabelecimento de parceria junto à TV UFAM, visando negociar um espaço na grade de programação da emissora universitária.

Neste sentido, ficou definido que seriam produzidos inicialmente três programas para os dias 20/07/09, 23/07/09 e 10/09/09, além de um Grande Debate no dia 24/09/09 a ser realizado em parceria com o Centro de Artes da UFAM. Estas datas, contudo, foram reorientadas a partir do 3º programa, veiculado no dia 19/08/09. A partir daí, observou-se um recesso nas ações, justificado por dois motivos básicos: 1) Era o período em que o cronograma estipulado junto à TV UFAM compatibilizava-se com o período oficial de realização das atividades do PACE e; 2) Esse espaço de tempo seria usado para discussão e definição de estratégias para as novas ações, trazendo qualidade aos trabalhos.

Quanto às exposições itinerantes, o NCPAM pautou seu trabalho a partir da articulação já desenvolvida junto a Colônia Antonio Aleixo desde 2008, quando o núcleo ajudou a organizar o Movimento S.O.S Encontro das Águas. A partir daí, nossos facilitadores iniciaram a sistematização destes dados primários em diferentes formatos, tais como banners patrocinados, posteriormente, pelo SEBRAE/ AM, slides e artigos para o blog do NCPAM.

Além do mais, por se tratar de uma ação intrinsecamente ligada às demandas comunitárias, as atividades foram organizadas antes do período previsto para a realização do PACE, pois a execução das atividades independia desta data. Assim, boa parte das exposições itinerantes ocorreu entre julho a setembro de 2009 e postados em nosso blog.

Porém, as atividades referentes aos dois projetos não seguiram fielmente as diretrizes estipuladas nas propostas originais, devido a mudanças de perspectivas metodológicas, orientadas por fatores externos cujos detalhes serão mais bem discutidos na sessão abaixo.

Metodologia e Estratégias de Ação

Já foi dito no Relatório que o trabalho realizado pelo NCPAM neste semestre sofreu uma mudança de perspectiva, no que se refere às estratégias de ação. Para começar, o planejamento do trabalho não contemplou a organização de oficinas pedagógicas junto aos beneficiários, visto que os projetos não previam esse tipo de metodologia. Como conseqüência, o trabalho dos extensionistas ficou restrito às articulações junto às bases, no sentido de debater e definir procedimentos que contemplassem a pauta de reivindicações destes e, em seguida, organizar as exposições itinerantes e os programas de TV.

A partir deste novo modus operandi, era necessário verificar as demandas discutidas no bairro, que se resumiam na discussão política, ambiental e social levantado pelos debates contrários e/ou favoráveis ao projeto Porto das Lajes. Dessa forma, os artigos postados no blog do NCPAM tinham como função utilizar a internet como ferramenta de mobilização política em torno da causa comunitária.

Outro aspecto diz respeito à expansão desse modelo, pois, se pensamos a internet como instrumento de mobilização dos beneficiários, poderíamos perfeitamente pensar a TV como mais uma plataforma de divulgação de nosso trabalho. Neste caso, estas plataformas seriam complementares, sem perder de vista as características de cada uma. Definido o conceito metodológico, as ações puderam ser pensadas para um público bem mais amplo do que o previsto originalmente, caso tivéssemos optado somente por oficinas pedagógicas. Como conseqüência, os dois projetos em curso promoveram o diálogo entre si, informando à sociedade civil as demandas da Colônia Antonio Aleixo via web e TV. O resultado disso está relatado a seguir.

Produtos, Encaminhamentos e Avaliação

As ações realizadas pelo NCPAM no segundo semestre alcançaram resultados concretos, de acordo com nossa avaliação. Uma das razões para isso diz respeito à realização das exposições itinerantes voltadas para o projeto S.O.S Lago do Aleixo, que se traduziram numa aproximação maior da sociedade civil para a questão do Porto das Lajes, promovendo o debate junto à instituições públicas e educacionais, empenho dos Ministérios Públicos Federal e Estadual no acompanhamento da causa, debate junto aos comunitários a respeito da questão ambiental e definição de estratégias de ação junto ao IPHAN para o tombamento do entorno do Encontro das Águas.

Quanto ao projeto Questão ambiental, observa-se a repercussão do debate no blog e a consolidação do programa Na Terra de Ajuricaba na programação semanal da TV UFAM, propiciando espaço para o debate dos mais variados temas, sob a mediação do professor Ademir Ramos e produção do NCPAM. Além disso, por se tratar de um programa oriundo de um PACE, o programa tem como compromisso o diálogo com as comunidades manauaras, cedendo espaço, quando necessário, para as reivindicações destes.

Verifica-se, com estas ações, a ampliação do modelo de extensão pensado pelo NCPAM, pautado no desenvolvimento de Tecnologias Sociais (TS), pois é de interesse do núcleo criar condições para os comunitários envolvidos apropriar-se das ferramentas necessários para se transformar a reivindicação em oportunidade de organização, mobilização e formulação de políticas públicas de qualidades sob o controle da organização comunal. Neste sentido, as ações desenvolvidas pelo núcleo não são pensadas como um fim em si mesmo, mas buscam possibilidades de articulação contínua junto às bases. Com estas ações, este leque de possibilidades ganha novo impulso com o programa Na Terra de Ajuricaba, o que também nos traz novos desafios e nos faz pensar em novos horizontes.

É importante ressaltar que a mudança de metodologia neste semestre também veio com um período de readaptação do quadro a esta nova realidade. Contudo, após um recesso, o trabalho foi retomado e as equipes consolidaram-se. Para o próximo semestre, objetiva-se ampliar as novas demandas e a parceria com a TV UFAM está entre as prioridades. Entendemos, também, que este Relatório de Gestão é um importante instrumento de avaliação, bem como um valioso mecanismo norteador para as próximas ações. Venha portanto, o próximo semestre, junto com novos desafios e demandas, quando em regime de colaboração com instituções governamentais e corporações empresariais possamos celebrar novas parcerias, o que tanto precisamos para responder com eficiência as questões que nos são postas no curso do nosso trabalho pautadas na responsabilidade social e ambiental.

(*) Coordenador de Pesquisa do NCPAM/UFAM.

Nenhum comentário: