segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

TVUFAM, ONDE OS COMUNITÁRIOS TEM VEZ E VOZ


Sob a direção do professor Gilmar Eduardo Costa do Couto (foto: com camisa preta), a TVUFAM, em Manaus, vem conquistando uma significativa fatia nas programações da TV a cabo por meio do Canal 7 e 27 da NET. Em sua programação semanal, o Núcleo de Cultura Política da Universidade Federal do Amazonas (NCPAM/UFAM) vem tendo uma participação efetiva nos debates propositivos sobre a Pesquisa & Desenvolvimento numa perspectiva de se pautar um intenso estudo sobre a Economia dos Recursos Ambientais na Amazônia fundamentado nas práticas da responsabilidade social e ambiental, visando à sustentabilidade das comunidades e o respeito ao meio ambiente. Essa discussão tem sido feita no programa Na Terra de Ajuricaba, que é produzido pelo NCPAM/UFAM, com apresentação do seu cordenador geral, Professor Ademir Ramos. A partir de julho deste ano, o programa foi ao ar todas as quartas-feiras às 19h, com apresentação ao vivo, sendo reprisado na quinta, sexta e domingo. A proposta do programa é promover a participação dos comunitários que participam dos projetos de pesquisa e extensão da UFAM, avaliando a qualidade das propostas de trabalho e conferindo os resultados alcançados pelos pesquisadores e/ou extensionistas. Com isso, as comunidades integram-se a produção do conhecimento, não mais como objeto de estudo, mas como sujeito de saberes com sua titularidade e soberania.

Na quarta-feira (23) foi a vez dos comunitários da Colônia Antonio Aleixo, Zona Leste de Manaus, participarem do programa falando de sua história e das formas de discrimação que sofreram e sofrem por serem pessoas mutiladas pelo mal de Hansen. A luta dos comunitários do Lago do Aleixo tem sido pela afirmação de sua cidadania, o que vem sendo feito de forma organizada pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN). No primeiro bloco do programa contamos com a participação de Raimundo Barreto e a Waldenora da Cruz Rodrigues, expondo sobre a territorialidade da Colônia e suas histórias de vida.

No segundo bloco do programa Na Terra de Ajuricaba contou-se com a participação de Lucilene (Lulu) e Leonardo, explicando sobre a organização comunitária e a prestação de serviço que a Associação Comunitária presta aos 45 mil moradores da Colônia Antonio Aleixo referente à captação e distribuição de água. Com a mesma determinação Lucilene falou dos projetos do Centro Social (CSELA) quanto à educação, articulação comunitária e outras ações sociais que objetivam fortalecer a comunidade como um protagonista do desenvolvimento humano.
No último bloco do programa, os representantes do Conselho Gestor Sociambiental das Comunidades do Lago do Aleixo se pronunciaram contra a construção do Porto das Lajes, que a empresa Log-In Intermodal associada a Lajes Logística controladas da Vale Mineradora, pretendem construir nas imediações do Encontro das Águas, que é o cartão postal dos Amazonenses. Mais incisiva, a professora Marisa Lima - a direita da foto - fala abertamente da estratégia de dominação das empresas, que passa a oferecer brinquedo, rua de lazer, cinema e outros presentes visando comprar o consentimento dos comunitários quanto à construção desse monstrengo que é o Terminal Portuário das Lajes, ameaçando a qualidade da água a ser distribuída para Zona Norte e Leste de Manaus, a ser captada pela Adutora em construção, bem como o paisagismo de toda região do Encontro das águas. Entretanto, os principais prejudicados são os moradores da vizinhança que já se pronunciaram contra a Construção do Porto na primeira Audiência Pública e agora estão se mobilizando também para a segundo Audiência, que será na Colônia Antônio Aleixo e no Careiro da Várzea, no próximo ano. O programa Na Terra de Ajuricaba encerrou com a participação da estudante Maria Eduarda, fazendo um tributo ao nosso Encontro das Águas e convocando a todos a participarem desse grito em defesa da nossa Amazônia.

Nenhum comentário: