sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

OS AGRADECIMENTOS DO NOVO DIRETOR DO ICHL

É regra na Universidade Federal do Amazonas, que para os cargos de direção das unidades acadêmicas faça-se a consulta aos alunos, servidores e professores e se escolha por meio de eleição os novos diretores. Na década de 80, o Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) foi o primeiro a contrariar o autoritarismo de então e eleger a sua primeira diretoria por voto direto. Não poderia ser diferente, depois de um marasmo patológico da gestão atual, os comunitários participaram efetivamente manifestando seu apoio ao professor Nelson Noronha e a professora Márcia Mello, na perspectiva de se construir um projeto de gestão participativa, dando fluxo nas ações acadêmicas e exigindo cada vez mais a qualificação dos servidores para que respondam com eficência o processo institucional. A eleição no ICHL foi quarta-feira (2) e os eleitos merecem o nosso aplauso. Leia abaixo os agradecimentos do professor Nelson Noronha e de sua vice, Márcia Mello, conhecendo o resultado do processo eleitoral, que confere legitimidade aos eleitos, bem como maior compromisso com as práticas acadêmicas.

Prezados Amigos do NCPAM,


Vimos apresentar a vocês nossos agradecimentos pela divulgação de nossas idéias durante a campanha para a eleição de Diretor e Vice-Diretora do ICHL/UFAM. Agradecemos também aos estudantes que nos deram apoio. Jamais poderemos esquecer a experiência de receber manifestações de simpatia e entusiasmo oferecidas espontaneamente por jovens que amam a vida e embalam o sonho de uma cultura acadêmica renovada pelo exercício da vida pública e democrática.


Da mesma forma, o ensinamento que recebemos dos Professores e dos Técnicos em Administração e em Educação do ICHL valeu por muitos anos de aprendizado em banco de escola.


Nossa festa vai acontecer nesta sexta-feira, dia 04 de dezembro de 2009 no Bar do Cabelo, às 19 horas. Queremos estar juntos para reatar os laços da vida acadêmica e da vida cultural, onde a conversa flui sem as peias da formalização sem deixar de girar em torno dos temas mais apaixonantes de nossa existência. A comunidade da UFAM já elegeu os lugares onde tais laços se renovam constantemente.

Já recebemos telefonema da Magnífica Reitora, Dra. Márcia Perales, nos dando os parabéns pela vitória nas urnas. Ela nos ofereceu o apoio da Reitoria para o sucesso de nossa administração. Do mesmo modo, recebemos do Professor Dr. Ricardo Nogueira a manifestação verbal de que nos oferecerá todas as informações necessárias para o processo de transição para a nova gestão. O Professor Dr. Sérgio Freire e a Professora Dra. Rosemara Staub, logo ao fim da apuração, nos deram os cumprimentos e reconheceram o que disseram as urnas.


Durante o processo de consulta, a rigorosa atuação da Comissão Eleitoral, Presidida pelo Professor Dr. Elias Farias, permitiu a realização dos debates e a grande participação de todos os segmentos através do voto. De fato, além do que fizeram os membros da Comissão Eleitoral, foi memorável a participação voluntária dos técnicos, estudantes e professores nos trabalhos das bancas de captação e de apuração das cédulas.


Nossa vitória nas urnas não deixou dúvida. Tivemos mais de sessenta por cento de todos os votos válidos. Tivemos a maioria dos votos em cada um dos segmentos da comunidade universitária. Entre os alunos, tivemos dobro dos votos concedidos à chapa adversária. A legitimidade de nosso mandato tornou-se manifesta de tal modo que seria leviandade qualquer tentativa de questionamento. Jamais houve um número tão expressivo de eleitores em processos de escolhas para a direção do ICHL.


Entendemos que, durante o período de tramitação do processo de homologação e nomeação até a posse, no próximo mês de março, deveremos trabalhar na realização de um minucioso diagnóstico que nos permitirá tomar as medidas mais adequadas logo no início do mandato. Gostaríamos de contar com a ajuda de todos para enfrentar o desafio.

Nelson Noronha e Márcia Mello.

APURAÇÃO FINAL DA CONSULTA DO ICHL


DIRETOR = NELSON NORONHA, VOTANTES DOCENTES = 68,94% - VOTANTES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS = 53,85% VOTANTES DISCENTES = 65,2 % TOTAL = 62,66%. VOTANTES TOTAL = 908 VOTOS PARA O PROFESSOR NELSON NORONHA = 595 VOTARAM =721 ALUNOS, 161 PROFESSORES , 26 TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS
VICE –DIRETOR = MARCIA MELLO VOTANTES DOCENTES = 64,52%, VOTANTES TECNICOS ADMINISTRATIVOS = 53,85 %, DISCENTES = 64.1 % TOTAL = 60,81 DOS VOTOS PARA VICE DIREÇÃO. NUMEROS ABSOLUTOS VOTANTES TOTAL = 863 VOTOS PARA PROFESSORA MARCIA MELLO = 551, VOTARAM 682 ALUNOS, 155 DOCENTES E 26 TECNICOS

Nenhum comentário: