domingo, 27 de dezembro de 2009

MENSAGEM - A FOIRN E SEUS VERDADEIROS OBJETIVOS

Álvaro Tukano (*)

Assumindo a chefia do meu povo e, após conversar com muitos líderes de Pari Cachoeira - a Noroeste do Amazonas -, pensei muito, muito, para criar a FOIRN – Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira.Criei essa federação em 1987, como base política para o movimento indígena. Um dos articuladores nessa luta comigo foi o companheiro Manoel Fernandes Moura.

Em Manaus passamos as dificuldades de sempre, muita fome e falta de apoio. Mesmo assim, criamos a FOIRN em meio a grande polêmica de certos missionários e militares, que gostavam de tutelar os índios. Fui criticado pelos especialistas de índios quando criei a FOIRN. Uns diziam que aquilo era absurdo e que ia acabar cedo, porque não existiam mais índios no Rio Negro. Realmente, foi uma conversa sem fundamento, mas conversei com os líderes para sustentar o processo.

Tivemos processos duros, interferência do Estado/Igreja e falta de compreensão por parte de certos dirigentes indígenas. Mas valeu, fizemos a história de nosso povo e conseguimos retomar a filosofia indígena.

A FOIRN ficará mais forte quando as tribos resgatarem sua memória/tradição cultural e melhorar a economia nas aldeias. Ainda temos, infelizmente, certos índios que não assumem sua identidade e que querem ser brancos. Mas, quando ficam doentes vão parar na Casa do Índio/FUNAI e sofrem calados ou até pegam outras doenças.

Nós, índios, precisamos ter um espírito forte, reconciliador, ser solidários para todas as questões que prejudicam aos seres humanos. Devemos ser simples, não ser egoístas ou oportunistas e nunca baixar a voz e a cabeça diante das autoridades do Brasil. Assim, podemos encarar melhor a nossa luta, que não tem preço, mas o amor pelo nosso povo é mais importante. Por isso, de fato, exerci a influência no Planalto e solicitei dinheiro e aviões para trazer as lideranças do interior e realizar uma Assembléia Extraordinária em São Gabriel da Cachoeira, pois muita gente só criticava o Projeto Calha Norte e Paranapanema (mineradora) sem conhecer os fatos.

Convidei, os representantes Civis e Militares, CIMI, CEDI (ISA), Universidade Federal do Amazonas e Políticos Regionais. Conseguimos reunir 400 líderes, e, assim, estava dado o passo do nosso movimento. Foi a criação da FOIR - Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro. Depois, todos voltaram de avião para suas casas, levando novas mensagens.

Eu sempre apoiei os novos líderes indígenas para exercer os cargos, por isso, apoiei o Edgar Fernandes Rodrigues e Orlandino Melgueiro da Silva para dirigir a FOIRN. Depois a FOIRN foi dirigida por Jorge Pereira, índio Tukano de Pari Cachoeira. De repente a FOIRN servia como canal para oportunistas que antes nunca queriam ser índios e, por isso, seguiam o calendário de terceiros. Um dia a FOIRN caiu, os críticos sumiram e ficou apenas o índio BANIWA, GERSEM LUCIANO, mas os problemas aumentaram. Atualmente a FOIRN é uma grande interrogação.

(*) É um dos líderes Tukano com reconhecimento internacional e um dos intelectuais indígenas brasileiros respeitados nos Fóruns das Nações.

Nenhum comentário: