quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

COP - 15: US$ 100 BILHÕES É A ESTIMATIVA DOS EUA PARA SALVAR O PLANETA


Agência Estado ( Dow Jones) informa de Copenhague que a Secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, propôs hoje que os países industrializados levantem US$ 100 bilhões por ano para um fundo destinado a ajudar os países pobres a combater os efeitos do aquecimento global.

A proposta de Hillary vem à tona em um momento no qual negociadores de mais de 190 países promovem os últimos esforços em busca de um acordo durante a conferência climática promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Copenhague.

Horas depois de chegar à capital dinamarquesa, Hillary disse que o plano envolveria dinheiro público e privado. A quantia sugerida pela secretária de Estado está bem acima do inicialmente proposto pelos países ricos.

A chanceler norte-americana ressalvou, no entanto, que os EUA participarão desse fundo somente se todas as grandes economias do mundo se ativerem a uma série de condições, entre elas a redução transparente e verificável das emissões de gás carbônica. "Se não houver compromisso de transparência em alguma escala, não haverá acordo", declarou Hillary.

"Cem bilhões de dólares é muito dinheiro. Isso pode proporcionar efeitos tangíveis", afirmou. Antes da proposta de Hillary, um delegado dinamarquês declarou que as negociações de um novo acordo climático global em Copenhague estão emperradas e as chances de que ele aconteça são pequenas, embora, disse, ainda há esperança de que um pacto seja alcançado.

A 15ª conferência climática termina amanhã. Representantes de 193 países estão em Copenhague para negociar um novo acordo para fazer frente ao aquecimento global. A expectativa inicial era que um eventual pacto pudesse ser selado amanhã, quando cerca de 120 chefes de Estado e de governo estarão reunidos em Copenhague. No entanto, essa perspectiva vem sendo frustrada pela persistência do impasse entre os países industrializados e as nações em desenvolvimento com relação às metas de redução de emissões e ao financiamento de programas para que os países pobres possam enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.

Nenhum comentário: