sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PRÊMIO AO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE QUEM GANHA É A DEMOCRACIA

Senador mais votado no Prêmio Congresso em Foco, Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu, na noite de segunda-feira (7) que seu nome fosse retirado do troféu. “Pediria que tirassem meu nome e colocassem apenas: ‘Ganhou esse prêmio um brasiliense’.”

Cristovam dedicou o reconhecimento a toda a população de Brasília, devido ao escândalo da Operação Caixa de Pandora, que flagrou o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e deputados distritais de sua base recebendo dinheiro supostamente de propinas. “Dedico esse prêmio aos 2 milhões de brasilienses que hoje estão envergonhados, entristecidos e perplexos com a imagem de nossa cidade”, afirmou o senador.

A fala do senador Cristovam Burarque, que tem sido um dos parceiros do NCPAM no Congresso Nacional, publica-se na íntegra como motivo de alegria para que juntos possamos resistir contra os predadores das instituições democráticas.

A Voz de um democrata convicto - Quando fui informado de que tinha recebido esse prêmio, liguei para Gladys, minha mulher, e perguntei o que deveria dizer esta noite. Ela disse: "Diz muito obrigado e estou fora. Não disputo mais eleição". Ela disse ainda: "A gente tem que sair quando está por cima, e nessa atividade os riscos são muito grandes".

Lembrei que, quando menino, eu tinha o sonho de fazer um gol, desses que ninguém faz; driblar todo mundo, cobrir o goleiro, chutar de bicicleta e, depois disso, ir bem devagarinho para casa e nunca mais pisar num campo de futebol.Mas não jogamos para fazer gol, jogamos para o nosso time ser campeão. E o meu time não é campeão.

Ninguém viu aqui um prêmio dado ao parlamentar que tenha se destacado na luta pela democracia. Está aqui o Miro Teixeira, que foi militante dessa luta. Não tem mais prêmio para quem luta pela democracia porque já a conquistamos. Nós já fomos campeões dos que jogavam no time da democracia.Mas vejam os prêmios desta noite: foram para os que mais se destacaram na luta em defesa do meio ambiente; aos que mais se destacaram na luta pela educação; contra a corrupção, ou seja, pela ética.

Enquanto for preciso dar prêmio na luta pela ética, na luta pela educação, na luta pelo meio ambiente, a gente não tem o direito de dizer que fez gol e ir para casa comemorar o aplauso definitivo.Claro que é complicado, claro que foi sábia a sugestão dela, claro que é difícil imaginarmos que, para ficar em campo na luta política, temos de sair pedindo dinheiro; temos de fazer campanha, com todos os riscos que isso traz.

Claro que é difícil sairmos atrás do voto, pois nem sempre o eleitor quer ouvir o que a gente quer dizer. Não somos ainda campeões na educação, nem na proteção do meio ambiente, não somos campeões na ética. Por isso, temos de continuar na luta. E é para continuar que esse prêmio me gratifica, até o dia em que vocês não derem mais prêmios para a defesa da educação, do meio ambiente, da ética e das tragédias sociais.

Além disso, tem uma razão a mais: é que esse prêmio, neste momento, é muito oportuno porque quero dedicá-lo aos dois milhões de brasilienses, dois milhões de brasilienses que hoje estão envergonhados, entristecidos, perplexos com o que nós, políticos, pelo menos alguns deles, fizemos com a imagem nacional de nossa sociedade.Quero dedicar este prêmio, de parlamentar de maior destaque em 2009, aos brasilienses. E, se fosse possível, gostaria de pedir que, na lista que vocês guardarão dos que recebem o prêmio do parlamentar mais destacado, no lugar do meu nome, vocês escrevessem: Ganhou esse prêmio um parlamentar brasiliense. Só isso.

Um comentário:

Unknown disse...

Cristovam Buarque.... Para mim o maior , o mais digno, o mais lutador pela éducação pela ética e pela democracia... Tai um brasileiro que merecia ser nosso presidente. Mas como o povo não gosta de honestidade, votam em pessoas sem ética sem escrúpulos. Aquele político cujos eleitores dizem: "Ele rouba mas faz."
Enfim, Cristovam Buarque, o maior político brasileiro.