domingo, 6 de dezembro de 2009

A POBREZA AUMENTA COM AQUECIMENTO GLOBAL

No Amazonas conta-se uma história, que durante a primeira guerra mundial, com a decadência do ciclo da borracha, os "caboclos nordestinos", embrenhados no interior da florestas ficaram sabendo que o governo estava alistando homens para mandar para guerra, então eles procuravam alguém com maior instrução para saber se a guerra era travada na várzea ou na terra firme, conforme a resposta, eles corriam para se esconder numa das áreas bem longe do combate.

Com aquecimento global esta possibilidade, está inteiramente descartada, porque tanto na várzea quanto na terra firme, bem como nos países desenvolvimentos ou emergentes, como queiram, a praga toma conta do meio ambiente, deixando os homens com fome, na miséria e solidão; economicamente, o fenômeno contribui ainda mais para aumentar a desigualdade social no planeta.

Por isso, "O Brasil deve fazer sua parte no combate ao aquecimento global, mesmo que outros países - inclusive aqueles com muito mais responsabilidade sobre o problema - não façam nada a respeito". Essa é uma das conclusões de pesquisa realizada pelo Instituto Análise, a pedido do jornal O Estado de São Paulo, a respeito da percepção dos brasileiros sobre as mudanças climáticas.

Sete em cada dez entrevistados (68%) disseram que o Brasil deve agir independentemente da postura de outras nações, enquanto que 29% afirmaram que o País só deve se movimentar à medida que outros países, como Estados Unidos e Inglaterra, também fizerem sua parte.

A pesquisa ouviu mil pessoas de todas as regiões e níveis de escolaridade. Nove em cada dez entrevistados (88%) já ouviram falar do aquecimento global. E 80% disseram ter notado alguma mudança climática nos últimos anos. Desses, 89% classificaram a mudança como ruim para a região onde mora. Quanto maior o nível de escolaridade, maior a percepção do problema.

Perguntadas sobre "qual país é o maior culpado pelo aquecimento global", 45% das pessoas responderam, espontaneamente, "Estados Unidos". A resposta está cientificamente correta, já que os EUA são o país que mais contribuiu historicamente para o acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera. Já a China, que é o que mais emite gás carbônico atualmente, foi citada por 3% dos entrevistados. O Brasil apareceu em 12% das citações, apesar de a contribuição histórica do País para o problema ser pequena.As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em Manaus, a fumaça e o cheiro forte de queimada continua perturbando a ordem ambimental e a saúde do povo do Amazonas. No entanto, mesmo assim, os burocratas do poder aliados com empresários irresponsáveis querem o asfaltamento da BR-319, a privatização do Encontro das Águas com a depredação de suas margens e o aterramento dos igarapés, repetindo os mesmos erros do passado.

Errar é humano, mas promover o erro é corrupção!!!

Nenhum comentário: