domingo, 20 de dezembro de 2009

"NÃO TE ESQUEÇAS DO MUNDO"


As congratulações das festas do final de ano faz-nos crer que o tempo é ciclico e que temos o poder de reparar o seu curso em direção aos nossos objetivos e fins. Ledo engano, o tempo é implacável e sua construção é decorrente de múltiplas determinações, propiciando aos homens um eterno combate referenciado na cultura e nas formas de organização da sociedade, sendo arrematado por relações fraternas e interesses econômicos envolta das políticas centradas na luta pelo poder.

Nessa circunstância, quando conhecedor da conjuntura os homens celebram razões que podem mover esperança, criando condições de se edificar novos pilares em direção a vida em sociedade, buscando domar o tempo histórico e celebrar novas ralações afins sem esquecer e nem tampouco alienar-se do mundo.

É nesse compasso que as guerreiras e guerreiros do NCPAM encontraram-se para juntos renovarem suas forças no horizonte de suas realizações familiares, pessoais e profissionais, lembrando dos parceiros que muito têm contribuído para o sucesso de nossa missão. Contudo, a mensagem ressonante do Ato abstraímos da poesia de Eduardo Alves da Costa - No Caminho com Maiakóvski - sob a seguinte evocação:


NÃO TE ESQUEÇAS DO MUNDO

Ainda que o Divino te chame pelo nome
e te ofereça a Sua intimidade,
não te esqueças do mundo.

Porque é aqui entre dores e esperanças,
que teus irmãos caminham,
atados aos esquecimento.

E se tu, que recebeste a bênção da recordação,
não te importares mais com eles,
quem os receberá na região dos sonhos,
para lhes traduzir o sentido das visões
que os tornam tão próximos dos deuses?

Um comentário:

Anônimo disse...

Por quê será, né?!